5.4.05

SESSÃO SÁBADO, 9 DE ABRIL


Neste sábado, a partir das 14h, na FA, o CSOI estará simulando uma reunião do plenário da Assembléia Geral das Nações Unidas para discutir a reforma do Conselho de Segurança. Trata-se de um dos temas mais relevantes da agenda internacional, e um que, a julgar pela votação na sessão passada, comanda também bastante interesse entre a galera do CSOI.

Para que todos possam se preparar para a simulação, recomendamos que dêem uma olhada nos dois relatórios listados à direita, ambos referentes à reforma das Nações Unidas. O primeiro relatório, "A More Secure World", foi preparado por um Painel de Alto Nível convocado pelo Secretário-Geral. O segundo, "In Larger Freedom", foi escrito pelo próprio Secretário-Geral. Ler esses relatórios será ESSENCIAL para vocês nos próximos meses; são os documentos mais importantes que as Nações Unidas produzem há um bom tempo. Porém, para essa simulação, as partes que nos interessam são os parágrafos 244 a 260 de "Our Secure World" e 167 a 170 de "In Larger Freedom".

Os países que estarão sendo representados são África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Egito França, Índia, Itália, Japão, Líbia, México, Nigéria, Paquistão, República Popular da China e Romênia. Quem quiser já reservar um país, é só deixar um recado nos comentários, abaixo. Assinalamos que Alemanha já está reservada.

Finalmente, se você reservar o seu país e quiser pesquisar a posição dele, uma das melhores fonte é o site das Missões juntas à ONU, disponível na seção Sites Para Pesquisa, à direita. Encontrar o site do Ministério de Relações Exteriores do seu país também pode ser uma grande ajuda.

Dúvidas sobre a simulação, a reforma do Conselho e os Relatório podem (e devem!) ser encaminhadas a csoi.unb@gmail.com

3 Comentários:

Anonymous Anónimo escreveu...

Gostaria de reservar o Japao pra proxima sessao.
Obrigada

1:51 da tarde  
Anonymous Anónimo escreveu...

Oi, gostaria de representar a República Popular da China. 'Brigado!

2:38 da manhã  
Anonymous Anónimo escreveu...

Gostaria de reservar O canadá para a próxima sessão.
Obrigada

1:27 da tarde  

Enviar um comentário

<< Voltar