18.1.05

TEMAS - PAÍSES E TEXTOS


Saíram os países do TEMAS, e o CSOI tem o orgulho de anunciar que a UnB estará presente em todos os comitês do modelo, representando uma variada gama de países: Estados Unidos, União Soviética, China, Vietnã do Norte, Índia, Bélgica, Egito, Síria e Turquia. Parabéns a todos! Lembramos que o pagamento deverá ser efetivado do dia 24 de janeiro até o dia 4 de fevereiro.

Para ajudar no início dos estudos, o CSOI revirou os seus arquivos e encontrou dois textos potencialmente úteis: um é "The Big Three After World War II: New Documents on Soviet Thinking About Post-War Relations with the United States and Great Britain", e o outro são os capítulos 6 ("Soviet Policy and the Roots of the Cold War") e 7 ("Stalinization and Empire, 1948-1953") do livro The Foreign Policy of the Soviet Union. Ambos serão colocados na pasta do CSOI (#175 na xérox da FA) hoje.

Por que, vocês perguntam, o CSOI possui estes textos no arquivo? No MONU de 2001, o Conselho de Segurança Histórico foi ambientado em 1948, e um dos tópicos era "A Crise de Berlim" (o outro era a questão entre Israel e Palestina, quando ainda era novidade). A UnB foi representada por três já-lendárias delegações: o Canadá (Renato Mariani e Bárbara Ramos) recebeu melhor delegação, a Síria (Marcel Carrijo e Leonardo Abrantes) recebeu menção honrosa e a China (Luizinho e Andréa Pelagagi) recebeu menção verbal. A doação do acervo de um destes veteranos para o CSOI nos permite colocar estes recursos à disposição de todos. Como curiosidade, será incluso também na pasta o Guia de Estudos para o tópico de Berlim daquele MONU.

Pedimos a todos aqueles que encontrarem links ou textos úteis para que a UnB possa se preparar para o TEMAS passem para o Secretariado, que disponibilizará-los para todos.