Bem, as histórias do MONU são muitas, mas antes de mais nada, parabéns para todos os que participaram da UnB, especialmente os que nunca tinham ido antes a um MONU: Luiza, Juliana e Jana!
Todos que foram gostaram, apesar do desafio para a delegação americana que continha a maioria do povo da UnB: a crise do Conselho, que espalhou pro DSI, OEA e CDH, envolveu ataques terroristas aos Estados Unidos e uma subsequente invasão americana ao Irã! Só podia ser no MONU, hehehe.... Em qualquer caso, a delegação conseguiu trabalhar bem junto para coordenar-se através dos comitês, com uma ajudinha de outras pessoas da UnB (valeu, Cammilla!) e os nossos camaradas em armas da PUC-Minas. Todos estão, mais uma vez, de parabéns!
Esperemos que o CSOI possa mandar cada vez mais gente para os modelos brasileiros e de fora. Neste ano vindouro, teremos só no Brasil o
TEMAS (BH),
SiONU (RJ),
AMUN (BSB),
SOI (Natal),
UFRGSMUN (Porto Alegre) e
MONU (SP). Vamos empolgar, galera! Quem foi, adorou! Não tenham vergonha!
A UnB recebeu duas premiações no MONU: Alto Comissariado das Nações Unidas Para Direitos Humanos na Reunião de Coordenação Humanitária (Bruna de Paula, 6o semestre) e Estados Unidos no Conselho de Segurança (João Vargas e Ana Janaina Nelson, 6o e 2o semestres). Melhor delegação foi para a Síria do Mackenzie.
Tivemos também "conversas exploratórias" com amigos da PUC-Minas a respeito de cooperação entre o CSOI e o núcleo de simulações deles, o IOSC. A PUC-Minas tem alguns dos melhores delegados do Brasil, e esperamos poder cada vez mais aproveitar a interação entre BH e BSB. Isso, sim, vai ser legal de se ver!