24.11.04

SIMULAÇÃO - SÁBADO, 27 DE NOVEMBRO


Neste sábado, o CSOI irá treinar especificamente o processo de adoção de agenda. "Adoção de agenda" é uma simplificação do processo que ocorre em organizações internacionais pelo qual se decide o que será discutido. Em modelos, funciona mais ou menos assim: chegando no Conselho de Segurança (ou qualquer outro comitê) você terá dois tópicos. Todos os delegados falarão em favor de discutir um ou o outro, e depois de um tempo, faz-se uma votação. O tópico selecionado é o que será discutido.

Na sessão, faremos o seguinte: cada pessoa receberá um país e uma diretrizes básicas da política externa daquele país. Partiremos, então, para o primeiro par de tópicos, discutiremos qual deve ser debatido, e então votaremos. Uma vez feito isso, NÃO iremos debater o tópico em si, mas passar para outra adoção de agenda. São três pares de tópicos ao todo.

Qual o porquê deste exercício? São dois. O primeiro é familiarizar a todos com esta parte das regras, que não costumamos simular em nossas sessões regulares. O segundo é tentar entender um pouco mais como que se constituem "interesses" dos países, como se dão decisões concretas (quero discutir genocídio ou mudança climática?) com base em princípio gerais de política externa.

Não é permitido a reserva de países para esta sessão. Eles serão ALOCADOS pela mesa segundo o que for considerado mais apropriado para cada delegado.

Finalmente, como a FA estará fechada, estaremos nos encontrando na entrada da Ala Norte do Minhocão às 14h EM PONTO.

Os tópicos a serem discutidos serão:

1o COMITÊ DA ASSEMBLÉIA GERAL (Desarmamento e Segurança Internacional):

Tópico A: Reduzindo Perigo Nuclear

Tópico B: Relação Entre Desarmamento e Desenvolvimento

2o COMITÊ DA ASSEMBLÉIA GERAL (Econômico e Financeiro):

Tópico A: Proteção do Clima Global para a Atual e Futuras Gerações da Humanidade

Tópico B: Crise de Dívida Externa e Desenvolvimento

3o COMITÊ DA ASSEMBLÉIA GERAL (Social, Humanitário e Cultural):

Tópico A: Eliminação do Racismo e da Discriminação Racial

Tópico B: Direito dos Povos à Autodeterminação

Os países (a princípio, sujeito a mudanças) devem ser Estados Unidos, República Francesa, Reino Unido, República Árabe da Síria, República Islâmica do Irã, Federação Russa, Índia, Paquistão, Angola e Brasil.